"Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade."
Paulo Freire (Pedagogia da Autonomia)

domingo, 30 de maio de 2010

Sou Especialista, será que viro Mestre? Quem sabe...

Recebi um convite de um amigo, professor de matemática como eu, para fazer parte de um grupo de estudo para pleitear uma vaga no Mestrado de Matemática.

Relutei um pouco, não sei se por preguiça, se por medo (da responsabilidade), mas uma coisa é certa, estou cansada da matemática que vivencio, já há seis anos, lecionando para os 7º anos do E.F. me sinto enferrujada.

Faz tempo que venho num processo de querer "voar", querer estudar, me aperfeiçoar, não aguento mais ensinar Números Inteiros.

Então, depois de me analisar, resolvi aceitar o convite para o grupo de estudo. Comprei o livro de Análise do Professor Elon (o livro grosso) e comecei a estudar. Não demorou muito para perceber que os meus 10 anos pós formatura sem me dedicar efetivamente os estudos, como era de meu costume fazer, me deixaram realmente enferrujada.

Mas não desisti, sei que o grupo de estudos visa o mestrado em Matemática e confesso que esse não era exatamente o meu objetivo, pois estava pensando no mestrado em Educação ou voltado para Tecnologias na Educação.

De qualquer forma estou muito entusiasmada com essa chance que estou me dando, independente de fazer ou não mestrado. Estudar é muito bom, é revigorante, prazeroso e estudar matemática é ...LINDO!

Hoje estava dando uma “sapeada” no Blog Bit e Byte do Professor Carlos Valente e uma postagem recente me chamou a atenção:        O Último Teorema de Fermat !!

Se você pensa que as coisas estão difíceis, e pensa em desistir, assista o documentário que conta a história de como o Matemático Andrew Wiles conseguiu resolver o Teorema de Fermat , detalhe: este Teorema levou mais de 350 anos para ser resolvido e o mais incrível é que esse Matemático é do nosso tempo, o teorema de Fermat foi resolvido em 1994 depois de 7 anos árduos de estudos.

Para saber mais sobre Andrew Wiles e o Teorema de Fermat basta clicar no endereço abaixo:

Um comentário:

  1. Que legal ELAINE, que vc gostou do meu POST sobre FERMAT ...
    E fico ainda mais contente com a referência que vc fez em seu BLOG !!
    Lendo seu interessante BLOG, fico na torcida para que seus PROJETOS tenham um verdadeiro SUCESSO.

    Um VALENTE abraço,
    Prof. Carlos VALENTE

    ResponderExcluir